Fiquei alguns dias sem escrever, passei por alguns problemas particulares, problemas que me deixaram realmente triste e quem me conhece sabe o quanto é difícil me ver assim.
Contudo...uma pessoal muito especial disse que o tempo suaviza todas as mágoas, assim espero.
Ontem, acompanhei a primeira partida da final daquele “grande” torneio, a Copa Sul Americana.
Os participantes:
LDU x Fluminense.
O time equatoriano vinha de uma semifinal arrasadora contra o River Plate – URU, quando venceu, dentro dos seus domínios a equipe adversária por 7 a 0.
O Fluminense está se recuperando no Campeonato Brasileiro. Comandado por Fred, Conca e Cia, o tricolor das laranjeiras buscava um feito. Terminar o ano na primeira divisão do campeonato nacional e vencer um torneio internacional.
Doce ilusão....
O Fluminense tomou um sacode do time equatoriano. 5 x 1. Parece não ter ido para a disputa do jogo.
Alguns podem até dizer: “Jogar na altitude é muito difícil”.
Claro que é, mas ontem, a equipe comandada pelo técnico Cuca não acertou a marcação desde o inicio do jogo.
Inicio que deu esperanças aos torcedores brasileiros. Logos aos 22 segundos, Marquinhos abriu o placar após passe errado de Reasco.
E foi só isso que o Fluminense apresentou.
Acuado, pressionado e cansado, o time foi uma presa fácil para o time da casa. A arma fatal: chutes certeiros de fora da área.
Méndez marcou três. Salas e De La Cruz anotaram um gol cada. E assim, fim do primeiro sonho, pois não acredito que o time carioca faça quatro gols de diferença na segunda partida da final.
Fim de um sonho que vale muito menos do que a permanência na elite do futebol nacional. Para piorar, final de semana o Flu tem outra batalha, dessa vez contra o Vitória, batalha decisiva contra o rebaixamento, contra um ano perdido, contra todos que já apontavam o time como rebaixado.
O Palmeiras perdeu pontos preciosos contra o Sport jogando no Palestra Itália na última quarta-feira.
O empate por 2 a 2 não era esperado.
Para piorar...
Três jogos movimentaram o sabadão e todos os resultados foram excelentes para o tricolor paulista.
O São Paulo reassumiu a liderança do Brasileirão. Contra o Vitória, jogando no estádio do Morumbi, o time comandado pelo técnico Ricardo Gomes venceu por 2 a 0, gols de Jorge Wagner e Hugo.
Com o terceiro triunfo seguido em seus domínios e sua maior vantagem na liderança neste Campeonato Brasileiro, o atual tricampeão do torneio soma 62 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Palmeiras.
Abaixo, os gols do líder do campeonato:
Em Curitiba...
O Coritiba venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, afastou por hora o fantasma do rebaixamento e, de quebra, deixou o galo mineiro mais longe do título.
Jogando em seus domínios, o coxa abriu o placar com um gol do atacante Rômulo. Na etapa final, o atacante Éder Luís empatou. A vitória do time paranaense veio com Marcelinho Paraíba.
Marcelinho Paraíba??? Ele mesmo. Quase certo com o São Paulo para 2010, o atacante já começa a dar alegrias para a torcida do time paulista.
No Mineirão...
Cruzeiro e Grêmio lutavam por uma vaga na Libertadores 2010.
E, após o resultado, acredito que os dois vão ficar fora do torneio internacional e devem morrer abraçados na competição.
O time da casa abriu o placar quando o relógio já apontava 20min da etapa final com Gilberto. O Grêmio, já sem o técnico Paulo Autuori, empatou no finalzinho do jogo, aos 46min com o atacante Herrera.
Túlio e Fábio Santos, ambos do Grêmio foram expulsos.
Faltando quatro rodadas, o campeonato brasileiro tem um novo líder: O São Paulo.
Único time a jogar no meio de semana, o tricolor paulista conquistou um empate heróico com o Grêmio, após ter três jogadores expulsos.
Rafael Marques abriu o placar para o tricolor gaucho aos 23min da etapa inicial.
Aos 31min, Dagoberto empatou.
Na etapa final...
Borges, Dagoberto e Jean foram expulsos, todos merecidamente.
Resultado bom? A principio sim, contudo, os rivais só jogavam no final de semana.
E o final de semana sorriu para o São Paulo, que é o novo líder do campeonato e depende só de si mesmo para conquistar o hepta.
Palmeiras e Atlético Mineiro poderiam tomar a liderança do São Paulo.
Os dois perderam.
Isso mesmo. O Palmeiras saiu do Maracanã reclamando para quem quisesse ouvir da arbitragem do Simon. Já o Galo, foi superado em seus domínios pela boa equipe do Flamengo.
No Maracanã, Fred decidiu o jogo com um gol de cabeça aos 15min da etapa final.
O Palmeiras foi prejudicado. Obina teve um gol muito mal anulado aos 30min, ainda do primeiro tempo.
Gol que poderia ter mudado o jogo. Mas, como está previsível a equipe do Palmeiras. Me lembra o São Paulo quando começou a desengrenar...
Abaixo, lances do jogo:
Já no Mineirão...
Nada de Diego Tardelli.
Pet, ele mesmo, veteraníssimo...abriu o placar ara a equipe rubro-negra com um gol olímpico.
O Mineirão estava pintado de preto e branco quando Maldonado marcou o segundo.
Na etapa final, Ricardinho diminuiu.
Mesmo assim, a tarde era dos cariocas.
O Imperador tinha que deixar sua marca. E, aos 36min definiu o placar.
Time do contestado Celso Roth, do ex-garoto problema Diego Tardelli, dos renegado Ricardinho, Correa, Éder Luís e etc...
Abaixo, os gols Galo. Galo forte, brigador e mineiramente brigando pelo título:
Internacional bobeia
Juninho (ex-São Paulo) fez o gol da vitória botafoguense. De falta, em um chute com muita curva e potência, o zagueiro do time carioca garantiu o time fora da zona de rebaixamento e ainda freou a subida do Internacional na busca do título brasileiro.
No vídeo, o gol do Botafogo:
Outro tropeço...
O Grêmio, time mais forte da competição jogando em seus domínios, não tem o mesmo desempenho fora de casa. Longe disso, o time gaucho perdeu mais uma vez a chance de encostar nos líderes e lutar por uma vaga na Copa Libertadores 2010.
O Santo André segue na zona de rebaixamento, com 35 pontos. O Grêmio segue com 47 pontos e recebe o São Paulo na próxima rodada.
O jogo foi em Presidente Prudente e se estava calor em São Paulo, imagino lá pelas bandas do interior do estado.
Para um público de pouco mais de 18 mil pagantes, o Corinthians mostrou-se superior a equipe do Palmeiras e só não venceu por um detalhe daqueles inexplicáveis.
Na etapa inicial o jogo era feio.
Bonito mesmo só a enfiada de Defederico que achou Jorge Henrique na cara do goleiro Marcos. Sem opção, capitão Palestrino derrubou o atacante do Timão. O árbitro Héber Roberto Lopes marcou pênalti e expulsou Marcos.
Ronaldo, o fenômeno, bateu e marcou.
Danilo merecia ter sido expulso após falta feia em Jorge Henrique.
Na etapa final...
O Palmeiras empatou. Cruzamento de Figueroa e cabeçada de Danilo. 1 x 1.
E passou a jogar melhor mesmo com um homem a mesmo.
Balbuena balançou a trave de Bruno, que substituiu Obina na expulsão de Marcos.
E Defederico brilhou novamente. Homem do jogo, lançou Ronaldo que saiu na cara de Bruno. O camisa nove não desperdiçou e colocou novamente o Timão na frente.
Aí, por ironia do destino, o Palmeiras, mesmo jogando mal, achou o empate. Novamente, após cruzamento de Figueroa, a bola encontrou Maurício. O zagueiro cabeceou sem chances para Felipe.
Com o resultado, o Palmeiras retoma a liderança. Agora, o time do Palestra Itália soma 58 pontos, com 15 gols de saldo, três a mais que o São Paulo, que tem o mesmo número de pontos mas três gols a menos.
O campeonato de pontos corridos melhora a cada rodada. E tem tudo para ser assim até o final.
Gentil Franco de Almeida Neto, 23 anos, jornalista formado pela Faculdade Metropolitana Iesb (2006) e pós graduado pela Cásper Líbero em Comunicação Jornalística (2008). Atualmente, curso outra Pós Graduação em Gestão de Marketing de Serviços na Faap. Há quase dois anos trabalho na Mega Brasil Comunicação.
Este Blog é uma continuação do Blog - Turma do Amendoim. O nome foi alterado devido a mudança do portal.
Dúvidas, perguntas, críticas e sugestões: nettoalmeida@hotmail.com (msn).